O Twitter, recentemente renomeando-se para X, é uma rede social muito usada por pessoas que desejam se manter atualizadas sobre acontecimentos do Brasil e do mundo. Ele permite que usuários enviem e recebam atualizações em formato de textos, fotos, GIFs e/ou vídeos com o que está acontecendo em tempo real, sejam notícias ou coberturas em geral. A rede social é um excelente meio de divulgação de campanhas, mas será que fazer uma rifa online no Twitter é uma prática legal?
Confira os motivos para não divulgar uma rifa online no Twitter!
1. Risco de violação dos termos de serviço
Apesar de ter se tornado uma prática comum nos últimos anos, a divulgação de rifas online no Twitter (X) não é indicada. O Brasil possui rigorosas leis relacionadas aos sorteios e jogos de azar. Desse modo, as rifas podem cair nessas restrições. O artigo 52 da Lei das Contravenções Penais proíbe a comercialização dessa modalidade de jogo, com pena de prisão de quatro meses a um ano, além de pagamento de multa. Já a Lei 14.027, de 2020, possui regras para sorteios de brindes, confirmando a contravenção penal de fazer uma rifa online.
A rede social possui regras e regulamentos rígidos em relação à promoção de sorteios e concursos. Se a sua rifa não cumprir estritamente estas diretrizes, sua conta pode ser suspensa ou até mesmo permanentemente banida.
2. Falta de privacidade e segurança
Divulgar uma rifa online no Twitter pode expor informações pessoais dos participantes, como nomes, endereços de e-mail e até mesmo números de telefone.
Leia mais: Por que criar uma vaquinha online no Vakinha é seguro?
Isso pode levantar preocupações legais e éticas em relação à privacidade e à segurança dos dados sensíveis dos participantes. Sem contar que as rifas podem gerar participações fraudulentas, diminuindo a integridade e podendo prejudicar sua causa.
3. Dificuldade em avaliar os vencedores
Conseguir determinar e validar o vencedor de uma rifa online no Twitter pode ser algo complicado. As regras de seleção do vencedor devem ser bem claras para garantir que o sorteio seja feito de forma justa e a falta de transparência na seleção do ganhador pode prejudicar a credibilidade da sua rifa.
4. Prejuízo à sua reputação
Caso a rifa online não seja conduzida de forma ética, transparente, justa e legal, isso pode prejudicar seriamente a sua reputação ou da sua organização. As redes sociais têm um grande alcance, e as notícias negativas podem se espalhar rapidamente, afetando a confiança do público em você.
Enquanto o Twitter pode ser uma plataforma poderosa para promover eventos e causas, divulgar uma rifa online por lá merece uma atenção especial. Existem outras maneiras totalmente confiáveis de atingir seus objetivos de arrecadação, como a vaquinha online, que você pode criar pelo Vakinha e utilizar o Twitter para ampliar a divulgação. O Vakinha é o maior site de vaquinha online do Brasil, com mais de 1 milhão de campanhas já criadas. Você cria a sua campanha e começa a arrecadar dinheiro em poucos minutos!