Se você tem um projeto educacional e quer transformá-lo em realidade, você veio ao lugar certo e vai descobrir nas próximas linhas tudo o que precisa fazer. As campanhas voltadas para a área de Educação vão desde a arrecadação de dinheiro para comprar livros e materiais escolares, reformas em escolas e grupos de estudos, até o ingresso na faculdade e intercâmbios. Com o Vakinha Online, em poucos cliques você pode criar o seu próprio financiamento coletivo e receber doações de pessoas engajadas e apaixonadas pela causa.
Mas, o que é financiamento coletivo? Também conhecido como crowdfunding, é um projeto financiado por um grupo de pessoas em uma plataforma online. Aqui no Vakinha, cada apoiador contribui com um valor de sua escolha e pode acompanhar a evolução da quantia arrecadada em tempo real, o que proporciona transparência e credibilidade para a causa.
Leia mais: Tudo que você precisa saber sobre Crowdfunding
Então, para que você consiga realizar esse sonho e possa impactar na vida da sua comunidade com um projeto educacional, preparamos 3 perguntas essenciais que vão te trazer clareza de quais passos seguir. Pegue papel, caneta e comece agora mesmo a responder!
1. Quais são os seus objetivos?
É importante que você tenha objetivos claros e possa compartilhá-los com os seus apoiadores. Explique qual é o valor da campanha e por quanto tempo o dinheiro será arrecadado.
Fale também como o dinheiro será utilizado em cada etapa do projeto e qual será o tempo de duração dele. Conte, ainda, quais são os passos para alcançar cada objetivo traçado. Ao verem as suas metas bem definidas e objetivas, as pessoas vão entender aonde você deseja chegar e vão confiar na sua causa.
Leia mais: Dicas para criar sua campanha de financiamento coletivo
2. Como você irá contar sua história?
Capriche na descrição! Lembre-se que pessoas se conectam com pessoas, então conte a sua história com emoção, enumere as suas conquistas e obstáculos, o que faz com que você e seu projeto sejam únicos. Fale também como a Educação entrou na sua vida e qual é a importância dela na sua jornada.
Dê um nome criativo para a campanha, para que os apoiadores possam reconhecer a sua causa com facilidade. Além disso, explique quais são os resultados que você deseja obter com o projeto educacional e como eles são relevantes para transformar a sua comunidade e a sociedade em lugares melhores.
Quer se inspirar? Veja como o João Pedro contou sobre a sua jornada celestial.
3. Como será a divulgação da campanha?
Você pode utilizar as redes sociais para atingir mais pessoas e chegar mais longe. Para criar uma comunidade de apoiadores nas redes sociais é importante que você divulgue a sua campanha com persistência, sendo uma presença digital constante. Aqui vão algumas indicações:
- • Mostre como é fácil ajudar a sua causa deixando sempre disponível um link para doações;
- • Busque atualizar as pessoas com o progresso do financiamento todos os dias;
- • Faça perguntas para estabelecer um diálogo com a sua audiência, assim eles se sentirão parte do seu projeto;
- • Responda os comentários dos seus seguidores e converse com eles sempre que possível;
- • Conte a sua história e a sua admiração pela causa, isso irá gerar conexão com o público;
- • Apresente os resultados que já estão sendo alcançados;
- • Reúna depoimentos de sucesso e mostre como as pessoas estão sendo beneficiadas;
- • Faça uma prestação de contas comprovando para a sua audiência onde o dinheiro está sendo investido;
- • Peça para que parentes, amigos e apoiadores compartilhem sua campanha;
- • Demonstre gratidão àqueles que já fizeram suas doações, não deixe de agradecê-los;
- • Se for possível, agradeça aos seus apoiadores de forma especial, seja com mensagens personalizadas, presentes ou brindes.
Lembre-se que quanto maior o senso de comunidade dos seus seguidores, mais eles irão te apoiar e divulgar a sua campanha para outras pessoas.
Leia mais: Como perder a vergonha para divulgar sua vaquinha online? e Como fazer para viralizar uma vaquinha online?
Se você chegou até aqui, não perca a oportunidade de colocar o seu sonho em prática agora mesmo. Aproveite todo o conhecimento disponível no blog do Vakinha para criar o seu financiamento coletivo. Conte com a gente!