Iniciar uma campanha para receber doações ou para financiar um projeto ficou muito mais fácil com sites de financiamento coletivo e vaquinhas online. Por meio dessas plataformas qualquer pessoa ou instituição pode criar uma campanha para levantar capital com apoio do investimento de outras pessoas.
Esse mecanismo de arrecadação se mostrou muito efetivo pela facilidade no processo de criação de uma campanha e pela relação custo-benefício. Já que você não tem custo algum na hora de criar e só precisa arcar com taxas administrativas quando sacar o valor arrecadado.
O mercado de Financiamento Coletivo no Brasil vem crescendo cada vez mais. Em 2021, o segmento mostrou um crescimento de 139%, com a captação de mais de R$180 milhões em recursos para diversas causas, segundo o Ministério da Economia.
Para especialistas, dentre os motivos para esse crescimento estão o aumento da familiaridade do público com esse tipo de iniciativa e o investimento das plataformas em tecnologias que facilitam o processo de doação.
Por isso o cenário é tão promissor: os riscos são pequenos e as chances de sucesso estão ao alcance de todos! Se você pretende abrir uma campanha para arrecadar fundos, entender como funciona uma plataforma de financiamento coletivo, de que forma ela pode ser útil para o seu projeto e quais são os principais passos para ter sucesso, é uma ótima forma de começar.
Qual a diferença entre Financiamento Coletivo e Vaquinha Online?
Financiamento Coletivo, Crowdfunding e Vaquinha Online são três nomes utilizados para descrever a mesma atividade. Isto é, quando um objetivo é alcançado a partir da contribuição financeira de um grupo de pessoas, seja ele pequeno ou muito grande.
O nome “Vaquinha Online” é um dos mais populares no Brasil por fazer referência a algo muito comum entre os brasileiros, àquela maneira informal de juntar dinheiro entre amigos para fazer algo juntos – comprar um presente, assar um churrasco, ajudar alguém que precisa, etc. Com a criação de plataformas que administram esse tipo de arrecadação virtualmente, esse termo ganhou ainda mais força e um novo significado.
Já o termo “Financiamento Coletivo” é a versão em português do nome “Crowdfunding”. Essa expressão em inglês é formada pelas palavras “financiamento” e “multidão”, fazendo referência a algo financiado por um grande número de pessoas.
Hoje, é mais comum ver projetos empreendedores ou artísticos utilizando o nome “Financiamento Coletivo”, enquanto causas sociais ou projetos solidários costumam optar pelo famoso “Vaquinha Online”. Apesar disso, na prática todos esses nomes possuem o mesmo significado, descrevem a mesma atividade. Na língua inglesa, por exemplo, não há essa diferenciação.
Quem pode fazer um Financiamento Coletivo?
Qualquer pessoa pode criar um projeto de financiamento coletivo. Basta ter acesso a internet, uma conta de e-mail válida e dados de identificação (como nome e número de CPF ou CNPJ).
Em algumas plataformas, você pode criar um projeto em seu nome, utilizado CPF, ou começar uma campanha com a titularidade de uma instituição, utilizando o CNPJ. É o caso do Vakinha, uma das plataformas que abriga uma maior diversidade de campanhas e causas, por isso é uma ótima opção para quem está começando no mundo do financiamento coletivo.
Qual o melhor site de Financiamento Coletivo?
Existem muitas opções para quem deseja criar um projeto de Financiamento Coletivo hoje. O melhor site é, sem dúvida, aquele que melhor atende às suas necessidades para o desenvolvimento da campanha. Isso porque cada um dos sites possui especificidades diferentes que podem ser importantes (ou não) para o seu objetivo.
Outro fator interessante para observar na hora de escolher o melhor site de financiamento coletivo são as taxas e prazos da plataforma utilizada. Muitas vezes, as pessoas se frustram ao longo da campanha ao deixarem para avaliar essas questões depois de já ter começado a arrecadar dinheiro.
A maior empresa brasileira do ramo, o Vakinha, é a que apresenta um modelo de financiamento coletivo mais simples, que pode ser facilmente adaptado a diferentes necessidades. Além disso, a plataforma abriga projetos de diferentes tamanhos e das mais diversas causas, tendo também uma das menores taxas do mercado. A criação é gratuita e você só arca com os custos da campanha na hora de sacar a quantia arrecadada.
O site Vakinha Online é confiável?
O site vakinha.com.br é um dos mais escolhidos pelos brasileiros na hora de criar uma campanha de arrecadação, é uma opção confiável e muito segura. Ele foi a primeira plataforma de crowdfunding do Brasil e já ultrapassou as 2 milhões de campanhas criadas. Veja no vídeo abaixo porque o site de vaquinha online é confiável para o seu projeto.
O vakinha atua com a melhor tecnologia do mercado para assegurar que cada doação chegue ao destino correto. Eles contam com uma série de processos de segurança e uma equipe de especialistas que avalia a veracidade de cada transação realizada no site. São mais de 10 anos no mercado, por isso hoje o Vakinha é a plataforma mais experiente quando o assunto é arrecadação de dinheiro na internet.
Taxas e Prazos: qual porcentagem o Vakinha cobra?
Criar uma campanha de arrecadação é totalmente gratuito. Você preenche um formulário com os dados do seu projeto, divulga para potenciais doadores e o risco é zero, nada é cobrado se você não arrecadar.
O único custo do seu Financiamento Coletivo é cobrado quando você já arrecadou uma certa quantia e está em momento de solicitar o saque do dinheiro. Nesse caso, o Vakinha cobra 6,4% + 0,50 centavos por doação realizada na sua campanha. Esse valor cobre o custo das operações bancárias necessárias para que o dinheiro chegue até você e a utilização dos serviços que a plataforma oferece.
Outro custo existente na sua campanha é o próprio saque. Após arrecadar a quantia desejada, ou mesmo no meio da campanha, issvocê pode solicitar que os valores doados sejam transferidos para uma conta bancária de sua titularidade, de um terceiro ou de um CNPJ ligado à vaquinha. Nesse caso, é cobrada a taxa de 5 reais por saque.
Essas são uma das menores taxas do mercado de financiamento coletivo, por isso muitas pessoas optam por utilizar o Vakinha. Hoje, arrecadar dinheiro em sites e plataformas como essas pode custar até 20% do total arrecadado em uma campanha. Mesmo com o custo baixo, o Vakinha apresenta uma série de recursos, como aplicativo próprio, chave pix personalizada e uma equipe de suporte que auxilia os usuários durante todo o processo.
Em relação aos prazos, a plataforma também é uma das que apresenta regras mais flexíveis. Os valores doados para a vaquinha online ficam disponíveis para saque em até 5 dias após a confirmação de pagamento e são apenas 3 dias úteis para a transferência bancária ser concluída após a solicitação.
Além disso, você pode solicitar saque antes mesmo de encerrar a campanha ou a qualquer momento em que identificar valores disponíveis. Isso quer dizer que é possível retirar o valor já doado e continuar recebendo doações.
Como divulgar Financiamento Coletivo?
Há inúmeras formas de divulgar uma campanha de Financiamento Coletivo na internet. Nesse cenário, as redes sociais (como Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp) são as ferramentas mais utilizadas para a captação de recursos para diferentes tipos de projetos. Por isso as possibilidades são infinitas, tudo vai depender do objetivo da sua campanha, valor da meta, tipo de projeto e disposição para criar estratégias.
Para começar a pensar na divulgação primeiro é importante conhecer bem a sua campanha e ter noção sobre os recursos já disponíveis para você começar a captar doadores. Depois disso, você já pode elencar aquilo que você precisará correr atrás para conseguir. Vamos por partes, começando por como organizar a divulgação da sua campanha.
Organizando a sua divulgação
Organizar a divulgação do seu financiamento coletivo é essencial para construir um projeto de sucesso. Você vai ver que se atentar a alguns detalhes no início fará toda a diferença no final.
Passo 1: qual é a meta da sua campanha?
Observe quanto você precisa e faça um cálculo rápido de quantas pessoas devem fazer contribuições financeiras para que seu objetivo seja alcançado. Por exemplo: se você precisa de R$1.000 e considerar que cada pessoa doará em média 50 reais, você precisará de pelo menos 20 doadores para bater a meta.
Esse cálculo é simples: defina o valor do ticket médio, ou seja, um valor que você imagina acessível para a maioria das pessoas doarem. Depois divida a meta da campanha pelo ticket médio e você chegará em um número aproximado de doadores para a sua vaquinha.
Ter a noção de quantas pessoas você precisa alcançar para ter sucesso vai te ajudar muito na hora de organizar a divulgação do seu financiamento coletivo. Afinal, a partir desse número você consegue saber se a sua rede de contatos é suficiente ou se vai precisar de estratégias para ir além da lista de pessoas mais próximas a você.
Passo 2: quais redes sociais você mais utiliza?
As redes sociais serão as suas maiores aliadas na hora de divulgar sua campanha. Por isso, tenha em mente quais canais você já utiliza com mais frequência, onde tem mais audiência, quais ferramentas você tem maior familiaridade e imagine onde será mais fácil conseguir doadores, onde estão as pessoas que acreditam na sua causa e podem contribuir com ela.
Escolher as redes que você irá utilizar na divulgação é um dos primeiros passos para traçar uma estratégia porque te ajuda a entender melhor quais recursos você precisa correr atrás para conseguir uma boa visibilidade no seu financiamento coletivo.
Por exemplo: vai utilizar o instagram? Observe a sua audiência nessa rede e tenha em mente que será necessário bom número de fotos e vídeos para ilustrar a campanha e fazer postagens com frequência.
Nessa hora, saber quantas pessoas você precisa alcançar para bater a meta é extremamente importante para decidir quantos canais você vai utilizar. Olhe o alcance médio das suas últimas publicações: esse número é suficiente para bater a sua meta? Não? Então adicione mais uma rede à sua lista de estratégia de divulgação.
Passo 3: quanto tempo você tem?
O recurso tempo é um dos itens decisivos na hora de montar uma campanha. Isso porque a sua estratégia precisa estar alinhada com a quantidade de tempo que durará sua campanha e quanto tempo você tem disponível durante a sua semana para se dedicar a essa missão.
Sabendo disso, você pode gerir o tempo que vai gastar com a divulgação do seu financiamento coletivo. Algumas ações que podem ajudar é montar um calendário de atividades, descrevendo quais iniciativas de divulgação você fará em cada dia da semana ou do mês para que seu projeto atinja mais doadores.
Por exemplo: toda segunda você gravará um vídeo contando sobre o andamento do projeto e postar nas redes sociais; nas terças você irá enviar mensagens aos seus contatos e grupos no WhatsApp pedindo doações; nas sextas será dia de encontrar grupos no facebook para divulgar e assim por diante.
Passo 4: quem pode ajudar?
Não deixe de pedir ajuda, ainda mais se a sua vaquinha necessita de um grande alcance para ter sucesso. Montar uma equipe de apoio pode te ajudar a levar sua campanha até lugares que você sozinho não iria conseguir.
Você pode criar um grupo no WhatsApp para coordenar as ações que vocês farão em conjunto. Então, sempre que você publicar em alguma rede social, peça para que cada um faça o mesmo no seu núcleo de contatos, isso já fará uma enorme diferença.
Divulgando seu Financiamento Coletivo
Como você viu, há muitas formas de divulgar o seu projeto de crowdfunding. Além disso, cada passo dos compartilhamentos vai depender muito dos recursos disponíveis, do tempo hábil e do tamanho da sua campanha, assim como a meta de arrecadação.
Uma forma de começar, é se inspirando nas iniciativas tomadas por vaquinhas de sucesso, ou seja, que já bateram a meta e, também, ouvindo dicas de um especialista sobre como divulgar seu Financiamento Coletivo nas redes sociais.
João Finamor é professor da ESPM-Sul, especialista em Redes Sociais, e consultor de Marketing Digital para empresas e influenciadores. Ele vai te contar, passo a passo, como você pode atingir a meta com apoio das redes sociais.
Crie seu Financiamento Coletivo no Vakinha
Tirar seus planos do papel está muito mais próximo do que você imagina! Crie uma Vaquinha e siga as dicas que você leu neste artigo para ter sucesso na sua campanha.